O Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil

Quando falamos sobre desenvolvimento infantil, não podemos deixar de destacar aspectos importantes, tais como:

A criança não se desenvolve linearmente; Progressos e contratempos freqüentemente ocorrem.
O desenvolvimento da criança é um processo gradual; Ele tem várias fases.
Cada criança é um ser único, então ele deve respeitar seu tempo e suas necessidades.
O excesso ou a falta de estimulação podem interferir com esse processo, o que pode gerar dificuldades no futuro.
Se cada criança é um ser único, não devemos compará-los, mesmo que tenham a mesma idade.
Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, que são: física, cognitiva, emocional e social. Estas áreas devem ser reguladas e devem crescer na mesma proporção. Uma criança que tem contato diário com livros, Internet e jogos de construção, mas que não está acostumada a ir aos playgrounds, praticar esportes e ter responsabilidades menores, como a lavagem. ou vestindo sozinho, sem dúvida, uma área cognitiva que prevalece sobre os outros.

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É comum que as crianças com menos de cinco anos leiam e escrevam algumas palavras, que duvidam do comportamento de seus pais, que começam a se perguntar se seu filho está na nota correta ou não deve estar em uma aula mais avançada.

Nesse caso, não podemos esquecer que essa competência está presente nos momentos em que a criança quer, sem escrever ou ler ter um significado ou uma função social. Se exigimos que a escrita seja a tarefa diária dessa criança, ela apresentará dificuldades, porque, emocionalmente, será em outra fase. Além disso, essa atividade bastante agradável se tornará cansativa porque suas habilidades motoras não estarão prontas no momento.

Finalmente, é necessário mencionar o aspecto social. Em uma aula mais avançada, o relacionamento da criança com seus colegas de classe pode ser comprometido; Afinal, ele procurará jogos de sua idade, e não a idade das crianças no grupo que ele encontrará, o que não permitirá a criação ou o fortalecimento de links.

A primeira infância é uma fase muito importante e deve ser tratada como tal porque é a base do desenvolvimento do indivíduo como um todo. A curiosidade nasceu em crianças, o que os leva a buscar respostas constantemente. Ao desenvolver suas habilidades linguísticas, eles começam a se expressar de forma diferente; As habilidades físicas, emocionais e sociais são integradas, promovendo o desenvolvimento cognitivo.

Onde e como a criança pode construir e internalizar regras, compartilhar, aprender a gerir frustrações, ganhar autonomia, ter confiança, desenvolver coordenação motora e ser o protagonista de sua história?

A educação infantil pode fornecer tudo isso e muito mais. Portanto, o espaço escolar deve fornecer condições, meios e oportunidades para que a criança use seu conhecimento prévio e desenvolva novas aprendizagens.

A criança aprende através de desafios em um ambiente atraente e organizado. Quando desafiado, adquire novas formas de pensar, provoca imaginação, desenvolve sensibilidade e fortalece o conhecimento.

A interação com os outros é outro aspecto fundamental, uma vez que permitirá a aprendizagem da diversidade, bem como a aprendizagem das regras sociais e da convivência.

A parceria entre a escola e a família é o que todo o trabalho realizado na educação da primeira infância fará, e o respeito e a confiança são os alicerces que irão garantir o seu sucesso.

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